Luz do saber

Um caminho de inclusão e aprendizagem


Educação: a oportunidade de crescer.

A realidade educacional brasileira tem registrado, ao longo das décadas, indicadores educacionais que demonstram um grande percentual de analfabetos adultos. Para buscar resolver tal situação, têm surgido muitos projetos e programas governamentais ou não. Nesse contexto, em 2002, o Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal inicia o Projeto que tem por objetivo alfabetizar jovens e adultos.

LUZ DO SABER, DELETANDO O ANALFABETISMO.

Em 2010, no III Encontro da Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em São Paulo, comemoramos o lançamento e apresentação do novo software Luz do Saber - alfabetização de jovens e adultos. O Luz do Saber é uma semente do bem para humanidade. E agora, depois de grande trabalho, de pessoas que continuam acreditando na educação da nossa sociedade para um mundo mais equilibrado, um mundo de paz, o Luz do Saber está aqui, levando conhecimento aos que precisam entender nossa linguagem e se comunicarem com o mundo, que é de todos.

O processo de alfabetização de jovens e adultos se desenvolve a partir do trabalho pedagógico do professor alfabetizador que conta com um valioso software que possui alguns recursos lúdicos, tais como jogos, círculos de cultura e karaokê, facilitando substancialmente o aprendizado dos alunos.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (CEBUDV) possui, desde 22/07/1999, o Título de Utilidade Pública Federal. Este título é fruto da ação das Unidades Beneficentes/Casas da União vinculadas à UDV que, desde 2002, elegeu como atividade prioritária para o atendimento do público externo a alfabetização de jovens e adultos. Nestes oito anos, já recebemos cerca de 4000 jovens e adultos.

O novo software Luz do Saber nasceu da vontade e necessidade da União do Vegetal continuar seu trabalho de alfabetização com maior segurança, substituindo o software Luz das Letras, um software proprietário e fechado, utilizado desde 2002, pelo novo programa, um software livre e aberto e metodologia de Paulo Freire.



O software Luz do Saber teve sua proposta inicial aprovada em 27/09/2007, subsidiado pela Casa Brasil, um programa da Presidência da República do Governo Federal, de inserção tecnológica e desenvolvido por pessoas da União do Vegetal, responsável pelo início do trabalho, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, com o apoio da Secad – Secretaria de Educação Continuada e alfabetização e diversidade do MEC e da Casa da União/CEBUDV.

O programa está disponibilizado para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Escolas Públicas, ONGs, Associações Comunitárias, Movimentos Populares, Sindicatos e demais instituições que atendem a esse público-alvo.

O programa é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire.

Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

O Luz do Saber está dividido em sete menus interdependentes, a saber: “Começar”, “Ler”; “Escrever”; “Karaokê”; “Favoritos”; “Internet”; “Professor”.

O primeiro é composto pela “Apresentação do computador”, “Círculos de Cultura” e “Aprendendo usar o computador”, composto por 10 atividades que visam ao estímulo através de jogos, ao conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, ao desenvolvimento das competências necessárias ao uso de mouse e do teclado.

O módulo “Ler”, com base no “Método Paulo Freire” de alfabetização, visa potencializar o processo inicial de alfabetização e é autorável. Isto significa que o professor pode criar suas atividades adaptadas ao contexto gerador do aluno. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas para demonstração. Concebido em software livre, o programa é compatível com os sistemas operacionais: Windows, Linux Educacional e Ubuntu.

O Luz do Saber é um software de autoria, por isso, o professor ou usuário poderá alterar as palavras geradoras, bem como introduzir novos textos e imagens para adaptar ao contexto local e ao universo cultural de seus alunos.

Permanente construção do Luz do Saber

O Lançamento do Luz do Saber foi em Setembro/2010 e no dia 08 de Dezembro o software recebeu novas atividades no menu “Escrever” e mais um novo módulo no menu “Ler”. Hoje temos 21 atividades no menu “Começar” e já temos também o Luz do Saber Infantil, confirmando o nosso compromisso de permanente construção do software Luz do Saber.



Acesse os sites oficiais:
http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br

http://luzdosaberinfantil.seduc.ce.gov.br


Leia o Informativo Luz do Saber







SBN Quadra 02 Bloco H Edifício Central Brasília Sala 1003/1005 Brasília-DF, Brasil - CEP 70040-904

Blog da UDV